As incubadoras se constituem em importantes mecanismos para estimular a criação e a consolidação de micro e pequenos negócios. Portanto, contribuem para o desenvolvimento econômico, na medida em que induzem a surgimento de empreendimentos geradores de produção e geração de novos postos de trabalho.

Uma incubadora se justifica quando considerarmos que 98% das empresas existentes no Brasil são de porte micro e pequeno e que a taxa de mortalidade desses empreendimentos chega a 80% antes de completarem 1 ano de funcionamento. Segundo informações do Sistema SEBRAE, as informações dos EUA e da Europa indicam que a taxa de mortalidade entre empresas que foram residentes em incubadoras é reduzida a 20%, contra 70% detectado entre empresas nascidas fora do ambiente de uma incubadora.

Esse índice elevado de mortalidade é resultado de problemas como falta de planejamento, carga tributária que eleva custos da produção e da comercialização, dificuldades de acesso a financiamento e concorrência, dentre outros.

No mercado cultural, a realidade não é diferente e se agrava a medida em que se constata que os seus agentes carecem de profissionalização e de comportamento empreendedor frente a seguinte problemática:

1. produzir arte, exercitar o potencial artístico e, ao mesmo tempo, se sustentar a partir da sua atividade de criação;
2. desenvolver nos agentes culturais, principalmente nos artistas, as habilidades necessárias para a comercialização dos seus produtos;
3. contribuir para que artistas, com idéias inovadoras e promissoras, tenham acesso a recursos para desenvolver seu potencial criador frente as pressões econômicas;

As incubadoras podem contribuir para que algumas dessas dificuldades sejam minimizadas, buscando:

  • melhorar a capacidade gerencial e estimular a formação de comportamentos empreendedor;
  • facilitar o acesso a fornecedores, financiadores e compradores;
  • buscar financiamentos para os pequenos empreendimentos culturais em bancos de fomento e fundos de capital de risco;
  • ampliar as oportunidades de negócios no mercado cultural.

OBJETIVOS:

  • Desenvolver no segmento cultural uma mentalidade empreendedora, introduzindo novos empreendimentos no mercado baiano;
  • Incentivar a criação de mecanismos favoráveis a geração de inovações na área cultural através da associação entre universidades e instituições de ensino e pesquisa, governos e instituições empresariais;
  • Transformar projetos culturais inovadores em bons negócios através de um ambiente favorável para o início das suas operações, minimizados suas dificuldades e aumentando suas chances de se consolidar no mercado.

CARACTERÍSTICAS DE FUNCIONAMENTO:

Esse projeto se constitui numa parceria entre o Programa Empreendedor Cultural (SEBRAE / SCT) e o COMPETE - Condomínio de Empreendedores e de Inovações Tecnológicas, uma parceria do SEBRAE e a Escola de Administração da UFBA.

Os empreendedores da área cultural interessados em incubar seu projeto, ou idéia, se habilita mediante participação no Edital do COMPETE que disponibiliza 07 módulos no Pelourinho, sede do Programa Empreendedor Cultural.

Uma comissão formada pelo SEBRAE, COMPETE, Bancos de Fomento, Programa Empreendedor Cultural escolherá os projetos com base na apresentação de Planos de Negócios, previamente estruturado com o acompanhamento do COMPETE, a ser analisado sob o ponto de vista da inovação e da viabilidade econômica. Esse plano também sinalizará quais as demandas dos empreendedores culturais e quais os serviços e ações a serem desenvolvidas com vistas a viabilizar os projetos incubados.

O período de incubação é de 02 anos. Nesse período de 02 anos os empreendimentos serão acompanhados sistematicamente e o COMPETE disponibilizará ao Programa Empreendedor Cultural know how para ampliar e consolidar essa ação criando outras incubadoras culturais.


Fases de incubação
As empresas selecionadas para integrar o COMPETE permanecem incubadas por um período de dois anos e passam por quatro fases sucessivas até serem graduadas pelo Programa.
1-Implantação
Constituição do empreendimento; intalação e início do desenvolvimento de produto;
2-Desenvolvimento
Período onde o empreendedor irá aperfeiçoar tecnicamente seus produtos ou serviços iniciando a comercialização;
3-Consolidação
Fortalecimento econômico no mercado; desenvolvimento de novos produtos ou linhas de produtos;
4-Desincubação
Transferência do empreendimento para suas próprias instalações.


FACILIDADES E SERVIÇOS:

Dentre as facilidades e os serviços oferecidos por uma incubadora destacam-se:

  • Espaço físico individualizado para instalação de escritório de cada projeto admitido;
  • Espaço físico para uso compartilhado, tais como sala de reunião, auditório, área para demonstração de produtos e serviços das empresas incubadas, secretaria e serviços administrativos;
  • Recursos técnicos, humanos e serviços especializados voltados para gestão, marketing e comercialização, assistência contábil e jurídica, contatos com financiadores, propriedade intelectual, acesso a bibliotecas de universidades e outras instituições de pesquisa;
  • Capacitação dos empreendedores e empresários;
  • Custos de implantação e desenvolvimento abaixo dos praticados no mercado;
  • Fomento a busca de novas parcerias comerciais;
  • Promoção e divulgação das empresas, bem como sua inclusão em redes e feiras que permitam a troca de informações e de experiências.